13 fev

Entenda a diferença entre Reforma de Pneus a quente e a frio

Entenda a diferença entre Reforma de Pneus a quente e a frio

Reforma de Pneus a quente

A reforma a quente envolve a vulcanização de um pneu num molde a uma temperatura de cerca de 150 ° C. O piso e o revestimento da parede lateral do pneu são feitos de compostos de borracha não vulcanizada. A forma e a banda de rodagem do pneu são criadas na prensa de aquecimento.

Comparado com o pneu reparado a frio, este pneu tem um acabamento superior porque o pneu é envolto em borracha e parece uma peça nova. No entanto, a composição da borracha é diferente da composição da borracha recapada a frio, o que agiliza o desgaste e pode quebrar a borracha a partir de certo ponto.

Esses pneus nunca atingirão a temperatura ideal porque são fabricados por pequenas empresas e não podem atingir o nível de qualidade de serviço prestado por empresas maiores com melhor tecnologia.

 

Reforma de Pneus a Frio

A reforma a frio ou a frio envolve a vulcanização sem molde a uma temperatura entre 95 ° C e 110 ° C. O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave.

Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade. Mas a aparência não é das melhores, pneus recapados a frio nunca parecem pneus novos. Isso porque a emenda é visível.

Normalmente, o que acontece é que a pessoa compra a banda envolta do pneu para dar uma melhor composição da borracha, mas deixa o trabalho de remendo visível.

 

Qual a melhor opção?

Essa questão envolve vários fatores, incluindo: durabilidade e custo. Os pneus reformados têm durabilidade variável, dependendo da aplicação, peso da carga e condições da estrada. Mas isso também se aplica a pneus novos. É apropriado acompanhar o sistema de controle de pneus para comparar a durabilidade de pneus novos e reformados.

A reforma pode ser uma excelente opção financeira para as frotas. No Brasil, aproximadamente 98% das frotas de caminhões e ônibus reformam pneus, tornando-se o segundo país no mercado mundial de reforma de pneus, atrás apenas dos Estados Unidos. Como a produção de pneus novos pode reduzir o CO² em 80%, traz até benefícios ambientais.

 

FONTE: https://www.reformadepneus.com/